Blog

alaia surf origens

ALAIAS – A ORIGEM DAS PRANCHAS

AS PRIMEIRAS PRANCHAS ERAM FEITAS DE MADEIRA E NÃO TINHA QUILHAS.

Alaia

“Alaia boards” são as famosas pranchas de madeira sem quilhas. Elas possuem seu bico arredondado e atail quadrada e eram usadas no Hawaii antes mesmo do século 20. Podem ter entre 7’ e 12’ de altura e pesar até 45 kg. No Hawaii, eram geralmente feitas da madeira de uma árvore chamada Acacia koa.

As Alaias mais modernas têm entre um 1,9m e 4m e são um pouco mais largas do que as Paipo boards (pranchas usadas para belly surfing ou knee surfing) e menores que as Olo boards, que têm entre 18 e 24 pés. Porém, todas essas pranchas são parecidas uma vez que são feitas de madeira e não possuem quilhas.

As Alaias eram usadas pelos havaianos no começo do do surf.

As Alaias eram usadas pelos havaianos no começo do do surf.

Os antigos havaianos faziam suas Alaias com uma madeira local chamada ulu, koa e wiliwili. Já as mais modernas são feitas de várias madeiras diferentes. Infelizmente, a prática do surf com Alaias acabou ainda no início do século XX, mas graças a Tom Wegener, que em uma viagem ao Hawaii, se interessou pela história de como os antigos habitantes da ilha surfavam e ressurgiu com esse estilo em 2006, quando começou a fazer réplicas ao retornar para Austrália.

Surfar em uma Alaia requer muita prática.

Surfar em uma Alaia requer muita prática.

Segundo o dicionário havaiano, Lala é um ‘deslizar controlado na curva enquanto surfa em uma prancha’ e era exatamente isso que acontecia ao surfar com Alaias, já que, por não possuir quilhas, manter o controle da prancha era bem díficil, então o movimento era mais parecido com um deslizar. As Alaias eram preferidas para surfar ondas maiores e mais fortes. As histórias contam que as Olos eram usadas exclusivamente por nobres, o que não impedia que os nobres também usassem as Alaias, que eram melhores para surfar ao longo das costas rochosas do Hawaii.

Related posts

Leave a Comment

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled. Dismiss